Quem passar pela região da Praça Generoso Marques, no Centro de Curitiba, terá uma lembrança de Helena Kolody ao olhar para o alto.
Um prédio do entorno conta, agora, com um mural da poetisa, considerada a primeira mulher do Brasil a escrever e publicar haicais. A obra destaca, ainda, uma das poesias mais famosos de Helena:
Deus dá a todos uma estrela. Uns fazem da estrela um sol. Outros nem conseguem vê-la.
— Helena Kolody
Segundo GardPam, foram 10 dias para concluir o mural em um trabalho de difícil execução. Ele contou com a ajuda de dois amigos. A finalização do mural foi na quinta-feira (7).
“No início era pra ser um pouco mais complexa a arte, mas pelo grau de dificuldade… Eu tentei até fazer uma vaquinha pra ajudar a cobrir os custos, mas não foi bem sucedida, então eu fiz no rapel para baratear.”
De acordo com GardPam, ele escolheu homenagear Helena pela admiração que tem pelo trabalho da artista.
O mural dela fecha uma série de três obras de GardPam, que também fez murais na capital do ilustrador Poty Lazzarotto e do escritor Paulo Leminski – os deles estão localizados no Largo da Ordem e em cima do tubo da estação central, respectivamente.
“A ideia era homenagear três grandes paranaenses, que era o Poty, Paulo Leminski e a Helena. Eu simpatizo muito com ela, com as ideias dela, com as poesias e haicais também, que eu ouço desde criança na escola.”