Fernando Ferlin, grafiteiro e muralista, mais conhecido como Fernando Gardpam, está em busca de apoio para terminar um painel em homenagem ao poeta curitibano Paulo Leminski. Há cerca de um mês, Gardpam começou a executar o projeto, depois de conseguir todas as autorizações e os alvarás municipais e estaduais necessários. Entretanto, ainda falta verba para finalizar o projeto.
Gardpam começou a pintar a fachada de um prédio localizado no Centro de Curitiba, que fica na esquina da Rua Marechal Deodoro com a Travessa da Lapa. O painel de aproximadamente mil metros quadrados, com o rosto de Paulo Leminski, está em fase de criação no Edifício Marechal Deodoro e deve ficar pronto em dentre de algumas semanas.
No projeto inicial, a intenção era homenagear os artistas paranaenses Poty Lazzarotto, Helena Kolody, e Paulo Leminski, com três murais diferentes. Para colocar a ideia em prática, Gardpam participou de um mecenato, um apoio financeiro prestado por pessoa física ou jurídica para realizações artísticas e culturais, da Fundação Cultural de Curitiba. Ele passou nas duas primeiras fases da seleção, mas a verba do município não foi disponibilizada e o artista resolveu conseguir apoio sozinho para realizar o trabalho.
Segundo o grafiteiro, a obra vai ser um presente para Curitiba e para o Paraná, pois tem o objetivo de enaltecer a cultura do estado. Fernando Gardpam contou como surgiu a ideia da homenagem.
Gardpam disse que conseguiu autorização da ex-esposa, a poetisa Alice Ruiz, e também da filha de Paulo Leminski, Estrela Ruiz Leminski. O artista explicou ainda que conseguiu uma parte da verba, mas a obra foi embargada.
De acordo com o muralista, ainda falta cerca de R$ 10 mil para finalizar o projeto. O custo da obra ficou em aproximadamente R$ 20 mil, mas parte da verba já foi adquirida com doações e ajuda de amigos.
Fernando Gardpam afirmou que está muito feliz por fazer essa homenagem e faz um pedido para quem tiver interesse em ajudar a concretizar a painel.
Quem quiser contribuir pode entrar em contato com o artista por meio do Instagram @gardpam ou então fazer um Pix, CFP 053.842.789-27
A CBN Curitiba procurou a prefeitura para saber quais são as exigências para fazer esse tipo de trabalho, seja grafite ou pintura, em prédios e edificações da capital, já que o painel ‘Jack Bobão’ foi apagado após multa aplicada pelo município. O mural feito no edifício Inter Walter Sprengel, na Rua XV de Novembro, ao lado do Teatro Guaíra, já fazia parte da paisagem de Curitiba.